Sobre a Autora

A Autora

Katia de Lima Pessanha

Autora de livros de gestão publicados por editoras de renome (McGraw-Hill, Berkeley e Pearson/FGV), Katia teve uma realizadora carreira no mundo corporativo em São Paulo e no exterior, atuando com tecnologia, vendas e desenvolvimento de pessoas

Nos momentos profissionais e pessoais mais difíceis, a escrita a salvou. Escrever crônicas e poesias a mantiveram razoavelmente sã e equilibrada enquanto se dividia entre a maternidade, o trabalho e o casamento.

Marrana! é sua estreia como romancista e exigiu uma entrega tão profunda e prazeirosa que Katia terminou por deixar sua carreira corporativa para dedicar-se à literatura.

Em 2009 Katia suspeitou que a família de sua mãe pudesse ser descendente de judeus portugueses e iniciou uma extensa pesquisa genealógica, cultural e histórica que a colocou em contato com reconhecidos especialistas no tema do marranismo.

Seguiu então o provérbio judeu: “O que é mais verdadeiro que a verdade? Uma história” e criou uma ancestral fictícia para melhor mergulhar no mundo de seus antepassados.

Para amparar essa ficção, buscou cursos, livros e vivências no Brasil e no exterior com o ambicioso objetivo de escrever um romance histórico ambientado no século XVII em países europeus com personagens inseridos na cultura judaica.

Como extensão dessa jornada conheceu importantes marcos históricos em Amsterdam, Veneza, Lisboa, Belmonte, Toledo, Sevilha e Córdoba e Granada, além de ter visitado Israel em 2010 e a primeira sinagoga das Américas no Recife.

Além deste livro, ela prepara a publicação de três livros de poesias, um livro sobre liderança e inovação, uma peça de teatro e um livro de crônicas onde vai relatar suas vivências nos países onde morou.

Katia mora hoje no interior de São Paulo com seu marido, Ayrton e sua cachorrinha Frida em uma casa gostosa, inundada por flores e visitada por amigos, vizinhos queridos, muitos pássaros, abelhas jataí e, eventualmente, pela sua amada filha, Érika, psicóloga e professora que vive em Curitiba.